04 abril 2011

Calebe e Josué

 A Bíblia  nos conta a história dos doze espias ( Números 13 e 14, e outras passagens relatam também esse fato). Resumindo o acontecido ali mencionando foi o seguinte: O Senhor ordena que Moisés mande doze homens, um de cada tribo, para que espiem a terra de Canaã para que possam possuí-la, e obedecendo, ele os envia para passarem quarenta dias observando aquela terra. Quando voltaram relataram tudo que viram, e disseram que seria impossível conquista-la, que era terra de gigantes e fortes demais para combater. Em meio a esses varões estava Calebe, que fez calar o povo e falou "subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela", mas o povo não o ouviu e continuou a desacreditar naquela conquista. Passaram a noite a murmurar e reclamar, já no dia seguinte diziam que seria melhor ter morrido no Egito, e questionavam a promessa do SENHOR. Então levanta-se mais uma vez Calebe e Josué e falam ao povo " A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, ... Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais", mas aquele povo continuou a discordar e até queriam apedreja-los, mas a glória do SENHOR apareceu na tenda. Com misericórdia o SENHOR ouviu o clamor de Móises que pedia por um castigo menos severo, e então o SENHOR deixou sobre aqueles que murmuraram contra o ELE o castigo de que não poderiam ver a terra que o SENHOR prometeu antes de quarenta anos. Após os quarenta anos, daqueles homens ficaram só Calebe e Josué, que confiaram no Senhor. Tiveram que esperar pela promessa, mas eles puderam desfrutar da herança, enquanto os murmuradores faleceram no deserto.

 Algumas lições retiradas dessa passagem que me edificaram e edificarão qualquer pessoa que busca uma intimidade com Deus, uma vida profunda com Cristo:
•  "..e obedecendo, ele os envia para.." - Tudo começou na obediência de Moisés. É essencial na vida de um cristão a obediência ao Pai.
• "..concluíram dizendo que seria impossível conquista-la, que era terra de gigantes e fortes demais para combater.." - Para o nosso Pai nada é impossível! Quando o Senhor está na causa Ele nos dá uma força indescritível aos olhos humanos, e não há gigante grande o suficiente para atrapalhar a conquista da promessa, mas para isso devemos crer no Deus que está conosco, crer que Ele tem poder para nos fazer prevalecer diante dos obstáculos, ter fé e não fazer como o povo de Israel que apenas murmurou e duvidou do que Deus é capaz de fazer.
• "..mas aquele povo continuou a discordar e até queriam apedreja-los, mas a glória do SENHOR apareceu na tenda.." - Quando estamos crendo nos milagres de Deus, sempre tem um incrédulo dizendo que é impossível, já vem com pedras nas mãos para nos apedrejar. Se Calebe e Josué deixassem o povo dominar a fé deles, eles não poderiam receber a herança deles, a terra prometida. Mas o nosso Pai é fiel, e se cremos no poder dEle, Ele irá fazer, e nos dará forças para enfrentar os murmuradores. O segredo é a !
 • " 'A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, ...'" - O Senhor sempre tem melhor para nós, Ele não promete qualquer coisa, Ele quer nos presentear com as melhores bênçãos, pois Ele nos ama, cabe a nós agrada-Lo. Alegra-Lo com o nosso viver, busca-Lo verdadeiramente, sem só interesses materiais, ter um coração sincero diante dEle, isso que é agradar ao Pai!
• "'o SENHOR é conosco; não os temais'" - O Senhor sempre está presente, Ele sempre está com nós! Não precisamos temer nada, Ele está sempre a cuidar de nós e nos proteger.
• "..o SENHOR ouviu o clamor de Moisés que pedia por um castigo menos severo.." - Interceder! Moisés intercedeu pelo povo, precisamos orar, pedir ao Pai pelas vidas que estão ao nosso redor, e pedir que o Todo-Poderoso tenha misericórdia daqueles que ainda não o conhecem.
• Por fim.. "..Após os quarenta anos, daqueles homens ficaram só Calebe e Josué, que confiaram no Senhor. Tiveram que esperar pela promessa, mas eles puderam desfrutar da herança.." - Quando confiamos em Deus, Ele permite que vivamos até a promessa se cumprir, até que conquistamos a terra prometida,a nossa vitória. Calebe e Josué tiveram que esperar 40 anos para usufruir da bênção, mas mantiveram fiéis ao Senhor. A espera é necessária, não somente pelo que iremos ganhar no fim dela, mas pelo que iremos aprender durante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário